Início > Artigos > TCG Rullings: Miss Time!!!

TCG Rullings: Miss Time!!!

Bom galera, como percebi que muita gente tem dúvida quando o assunto é MISS TIME de efeitos de monstros, fiz uma matéria para explicar de uma vez por todas essa perda de timing que acontece e se você percebesse poderia mudar os rumos de um duelo. Espero que isso deixe de ser um problema após ler esse post.

_____________

O QUE É MISS TIME?

Miss Time é quando você perde a oportunidade de ativar o efeito de um monstro por quê ocorreu mais alguma coisa na janela  de tempo que você teria para aplicar esse efeito como o efeito de outro monstro ou carta se resolvendo nesse momento. Com isso, você perde o efeito de um monstro ou ainda a chance de ativar uma Spell ou Trap. Na vida real os Miss Time acontecem mais vezes do que você imagina, mas pela falta de conhecimento de ambos os jogadores que duelam ou por distração eles passam despercebidos. Notem que no mundo virtual é muito mais fácil perceber quando um Miss Time ocorre, você tenta ativar uma carta no PSP, DS etc.. e esse não deixa ou simplesmente não pergunta se você quer ativar o efeito de um monstro, isso é o Miss Time acontecendo na sua frente. As vezes jogar em um Game ajuda a entender como algumas cartas funcionam em relação a outras.

_____________

QUANDO E COMO ISSO OCORRE?

Para você entender isso primeiro precisamos lembrar que os efeitos de monstros se dividem em CONTINUOUS ( esses não se ativam, estão presentes o tempo todo com o monstro ) , IGNITION ( são os que você ativa quando achar melhor, conforme as condições da carta é claro ) e os efeitos do tipo TRIGGER. Os monstros TRIGGER são aqueles que só tem seus efeitos ativados depois que uma dada situação especificada na carta acontece, por exemplo: When this monster is Special Summoned, When this card is send from the field to the Graveyard…os monstros com efeitos TRIGGER se dividem em dois tipos: OPCIONAIS e OBRIGATÓRIOS. Os que vem tem a frase ” You can / Você pode ” escritos em seu texto são os Opcionais, o restante são efeitos Obrigatórios.

_________

MONSTROS PERDENDO O EFEITO ( MISS TIME )

Não posso falar de Miss Time sem citar o Rei dos Miss Time, Peten the Dark Clown. Parece que essa carta foi feita só para explicar esse tipo de situação kkkk , a regra de Peten diz o seguinte:

 


If ” Peten the Dark Clown ” is tributed for a ” Tribute Summon ” , the last thing that happened was that a monster was Summoned , so the effect of ” Peten ” does not activate.

Isso acontece porque você está tributando Peten como custo para invocar outro monstro e como a última coisa que acontece é a invocação do monstro o efeito de Peten perde timing! Para o efeito de um monstro Trigger opcional funcionar a última coisa que deve acontecer é a resolução desse efeito do monstro.

If “Peten the Dark Clown” is Tributed for ” Mystic Wok ” or “Cannon Soldier “, the last thing that happened was that those effect resolved, so the effect of “Peten” does not activate.

Aqui temos um caso semelhante ao de cima, Peten vai ser tributado, vai para o cemitério, Mystic Wok vai recuperar pontos de vida ou Cannon Soldier tirar do oponente e Peten perde o timing porque não é o último efeito a acontecer. Por isso na época Peten deixou de ser usado por que todas as maneiras que faziam valer a pena o seu uso ocasionavam em um Miss Time de seu efeito.

Lembrando que por mais que possa parecer que perdeu o Time o efeito de monstros com efeitos obrigatórios tem que ocorrer de qualquer maneira, assim seu efeito acontecerá após os efeitos de que estão acontecendo e esse comecará uma nova Chain. Lembre-se também que o efeito do Sangan é obrigatório, por isso não perde o timing.

____________

EFEITOS DE MONSTROS ATIVADOS NO MEIO DE UMA CHAIN

Aqui também vou usar um exemplo clássico que sempre é usado para explicar MISS TIME de monstros no meio de uma Chain.

Ex: O oponente ativa Destiny Draw ( Chain Link 1 ) , você ativa Call of the Haunted em resposta ( Chain Link 2 ) e faz alvo em Dark Magician of Chaos no cemitério. A Chain vai resolver de trás para frente, o DMOC será Special Summoned em campo mas seu efeito não será ativado pois não é possível ativar nada antes que a D-Draw resolva, e quando ela resolver já terá acontecido MISS TIME no efeito do DMOC.

 

___________

SPELLS E TRAPS PERDENDO O TIMING

Ex 1: Seu oponente tem um Spellcaster virado para cima no campo e você tem um Bottomless Trap Hole setado. Seu oponente ativa Magical Dimension tributa um de seus monstros, baixa Dark Magician of Chaos da mão e ainda destrói um monstro seu. Como a última coisa que ocorreu foi a destruição do seu monstro, você não pode ativar Bottomless Trap Hole em resposta pois perdeu o tempo da janela de ativação e nem mesmo o oponente pode ativar o efeito de Dark Magician of Chaos. Magical Dimension é o tipo de carta conhecida como carta com efeito duplo.

Ex 2: Seu oponente ativa Card Destruction descartando Goldd, Wu-Lord of Dark World e Broww, Hutsman of Dark World. Ele ordena a resolução como Broww ( Chain Link 1 ) e Goldd ( Chain Link 2 ). Como a Chain resolve ao contrário, a última coisa a ocorrer não é uma invocação por isso você não pode ativar Torrential Tribute que tinha setado.

Ex 3: Você tem um Bottomless Trap Hole e um Torrential Tribute setados e decide ativar Card Destruction, por azar, seu oponente tinha um Goldd, Wu-Lord of Dark World na mão. O efeito do Goldd ativa no cemitério, ele é invocado para o campo e destrói duas traps suas. Como a última coisa a ocorrer foi a destruição das Traps você não pode ativar Bottomless em resposta pois ocorre Miss Time.

___________

RESUMINDO:

– Apenas monstros com efeitos Trigger opcionais, os famosos efeitos ” you can ” perdem time!

– Ocorre Miss Time quando um efeito opcional de um monstro não é a última coisa a acontecer

– Ocorre Miss Time quando o efeito de um monstro acontece numa meio de uma Chain.

– Efeitos de monstros obrigatórios SEMPRE acontecem mesmo que pareça que ocorreu um Miss Time, nesse caso o efeito resolve depois de tudo e inicia uma nova Chain

___________

Bom galera, a base para entender o assunto é essa.Muitos dos exemplos que usei foram tirados do extinto site Metagame Brasil que me ajudou muito quando comecei a jogar e queria me aprofundar mais nos detalhes do Card Game. Muitas situações que ocorrem nos duelos podem deixar dúvidas, a solução é correr para um juiz, algum fórum especializado ou ainda o HDD mesmo, espero que esse pequeno guia tenha ajudado. Abraço a todos e boa semana \o


Categorias:Artigos
  1. junho 10, 2012 às 7:15 pm

    tambem temo negocio do if q quando a carta tem if ela n perde timing

    • _MoNo_
      junho 10, 2012 às 7:19 pm

      Cm dito, se não tem you can, nao perde timing…

  2. EclipseAgito229
    junho 10, 2012 às 7:20 pm

    Obrigado pelo artigo.

  3. Laharl
    junho 10, 2012 às 7:26 pm

    Tem tambem quando vc tem de escolher o monstro e houver outra summon paralela tipo Naturia Cliff ele perde o timing pq ele vai escolher o naturia e o reborn tengu nao pq ele so pega o tengu

    • Sérgio Henrique
      junho 11, 2012 às 12:11 am

      Não acho isso. Tengu é de efeito obrigatório e o Cliff é opcional. Dessa foram, cria-se uma chain de efeitos, Cliff em chain 2 e tengu em chain 1. Cliff faz o special summon e depois entra o tengu. Contudo depende de como a situação ocorreu.

      Se foram usados para Synchro, Xyz, morreram em batalha ou por efeitos e nesse último caso por qual card de efeito. Exemplo: por Dark Hole, ativam seus efeitos, já por Dark World Lightning o Cliff sofre pelo miss timming. Também tem a questão do lado dos monstros por ter a prioridade do jogador do turno, caso existam outras cartas em campo para ativar seus efeitos ou com efeitos já ativos (somente analisando situação por situação).

      Dessa forma varia, mas em regra se o Tengu e o Cliff sofrem a expulsão do campo por batalha ou efeitos de cartas e no caso específico do Cliff, vão para o cemitério, ambos podem ativar seus efeitos em chain, Tengu em chain 1 e Cliff em chain 2.

  4. Cézar
    junho 10, 2012 às 7:44 pm

    mono s2

  5. Fabricio
    junho 10, 2012 às 8:03 pm

    Vlw mono por ter esclarecido ei mono estou com uma duvida duelistica ^^ e num sei se eu compro um dark world(pra depois melhorar com solenm,dark hole etc….) ou um machina estrutura entao qual dos 2??? E quanto em media obrigado!!🙂

    • _MoNo_
      junho 10, 2012 às 8:15 pm

      cara..esquece machina!Haha, compra um Dark World então, deck mais massa, deck q ainda joga bem contra os outros metas…não é caro esse deck..ai vai depender de qto vc quer gastar hehe

      • Sérgio Henrique
        junho 11, 2012 às 12:25 am

        Machina eu acredito que jogará nessa nova coleção, mais que os DW e ainda são mais baratos.

  6. Igino
    junho 10, 2012 às 8:06 pm

    Um resumo bem compacto, ótimo para os malditos que jogam comigo e ainda não aprenderam direito essa bagaça🙂

  7. rodrigo
    junho 10, 2012 às 8:38 pm

    vlw mono
    ajudo sim

  8. Fabricio
    junho 10, 2012 às 8:58 pm

    Entao vai ser dark world🙂 ei mono quanto custa um strutructure deles em????

  9. gideoni soares
    junho 10, 2012 às 10:15 pm

    tipo o monstro infernity archfiend ele perde o efeito dando bottomless nele?

  10. thon
    junho 10, 2012 às 11:20 pm

    entaum herald of perfection nega torrential?

    • Sérgio Henrique
      junho 11, 2012 às 10:10 am

      Sim. O efeito do Herald é Quick Effect (conhecido antes como os monstros de Multi-Trigger Effects), ele é um card de velocidade 2, assim pode ativar no turno do oponente também e sim, negar a torrential se você pagar o custo.

      • thon
        junho 30, 2012 às 12:38 pm

        e quanto counter traps como fuciona o eff dele?

  11. Gordo
    junho 11, 2012 às 12:02 am

    Boooooooa garotoooooooo Esse é o meu presidente o/
    Bjo pra ti ;*

  12. Jefferson
    junho 11, 2012 às 12:33 am

    Hanzo, Stratos e Caius não perdem timing porque não começam Chain, estou certo Mono? (Me refiro aos efeitos de Normal Summon, sei que Hanzo e Stratos perdem timing com CotH e similares…)
    Outra coisa que ainda causa dúvidas é a damage step (amiga inseparável do Gorz) e o que solemn warning pode não negar (se pode “cortar” chains ou se é possível ter ou ocasionar mistimings, etc.), se puder dar uma esclarecida lhe agradeço, vlw…

    • adrianosargento
      junho 11, 2012 às 3:53 am

      Warning pode parar Gorz sim…

      1° – Warning é Counter-trap.
      2° – “Negate the Special Summoner of a monster OR a card that includes a Effect that Special Summon a monster and destroy it.”

      Esses dias um cara me venceu no DN porque usou Warning na hora certa: 4 monstros atacando,meu campo limpo,tentei usar Battle Fader e ele ativou Warning… Perdi! T_T

    • j_breezy
      junho 11, 2012 às 4:35 am

      vc pode negar gorz com warning pq ela é velocidade 3, e pode ser ativado na damege

      • Jefferson
        junho 18, 2012 às 12:36 pm

        Valeu galera, mas eu não me referia aos efeitos do Gorz, só me referi a carta para não confundir com outras etapas da battle phase…

  13. junho 11, 2012 às 11:45 am

    otimo poste como sempre… mas afinal vcs tambem poderiam me explicar o que pode ou não ser ativado na damage step , tipo eu tenho um livro de regras grande de yu-gi-oh só q tá em ingles e não entendo muito o contexto …

  14. Paulinho
    junho 11, 2012 às 5:37 pm

    por exemplo, efeito dragon ravine descartei mist valey baby roc para poder encontrar um dragunity no deck, vai ocorrer miss time no efeito do mist valey?

  15. junho 11, 2012 às 8:23 pm

    Sérgio Henrique :
    Machina eu acredito que jogará nessa nova coleção, mais que os DW e ainda são mais baratos.

    oga co DW com 3 tour ai se fla isso

    • Sérgio Henrique
      junho 11, 2012 às 11:04 pm

      Temos os problemas das três Veilers de main agora e os Crows de Side, além do espelho das sombras que mata o DW inteiro com uma única carta e os Inzektors (sendo outro cards de main fixo)… Sem dizer das bottomless que são outras cartas de main deck também e pegam o Grapha rapidamente… Além de DW ser bem mais fraco contra o Chaos Dragon do que as Machinas que se seguram melhor.

      Outra coisa é que a pessoa não quer gastar muito, dessa forma não terá Tour Guides e o Zeinmaines para o deck ficar melhor, sendo apenas os cards dos Structures. Também, as Machinas são mais baratas e fáceis de se encontrar e digo mais, estou procurando elas para mim, quem tiver me avise. Conversemos depois sobre decks que valem a pena investir.

  16. Django
    junho 12, 2012 às 6:46 pm

    eu jogo magic: the gathering também, então nunca entendi muito bem essa parada de miss timing, já que no magic não existe isso,assim como destruir a fonte não para seu efeito. exemplo: um cara dá um tiro na Lois Lane, superman destroi a arma a bala continua indo e acertará a Lois Lane, mas se o superman destruir a bala ele vai para-lá obviamente😄.
    Mesmo com essa matéria que pelo visto ficou ótima, ainda não faz sentido pra mim a “existência” do miss timing.

  17. tallles
    junho 16, 2012 às 11:14 am

    Estou com duas duvidas:
    1.O Eclipse Wyvern quando removido de jogo pelo efeito do Lightpulsar por exemplo, perde time? Ou seja, nao pega o monstro q ele removeu pra mao? Porque a ultima coisa a acontecer eh a invocaçao do Lightpulsar e o efeito dele, Eclipse, eh you can.
    2.Quando Mystical Space Typhoon eh ativada e a trap ou spell q vai destruir eh selecionada, o controlador da trap ou spell pode usa la antes?

  18. tallles
    junho 16, 2012 às 12:23 pm

    Alem disso, o efeito do Dopplelwarrior eh you can, e a ultima coisa q acontece eh a invocaçao do synchro, tornando seu efeito inutil. Nesse caso ocorre miss time no efeito do Dopplewarrior?

  19. eduardo
    julho 3, 2012 às 9:01 pm

    Colega, me tira uma duvida! Se meu oponente summon o Stardust e eu ativo a Torrential Tribute como resposta, o SDD porde se sacrificar e megar a trap.
    Grato e no aguardo!

    • Zabuza
      julho 20, 2012 às 5:47 pm

      Sim, o Stardust pode negar já que o efeito do dele é de velocidade 2.

  20. Zabuza
    julho 8, 2012 às 10:33 am

    Tenho duas dúvidas:
    – O 1º efeito (quando ele destrói 1 monstro) do Hieratic Dragon of Gebeb causa Miss Time em possíveis efeitos que poderiam ser ativados pelo oponente? Por exemplo, digamos que Gebeb destruiu Masked Dragon. O oponente não pode invocar outro dragão de forma especial?
    – Se eu controlo um Masked Dragon e meu oponente tb, o que ocorre quando os dois entram em batalha e são destruidos simultaneamente. Ocorrerá miss time nessa situação?
    Obrigado!

  21. Alexsander
    agosto 10, 2012 às 8:20 pm

    tenho uma duvida:
    eu baixo no campo o dragunity legionnaire, e meu oponente tem setado uma armadilha chamada skill drain, eu ainda posso ativar o efeito do meu dragunity e chamar do cemitério o dragunity aklys, e como o skill drain foi ativado o aklys e enviado ao cemitério e então eu destruiria uma carta, minha duvida é se posso ou não ativar o efeito?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: