Início > Carta Banida da Semana > Carta “Banida” da Semana ESPECIAL: Draw Cards

Carta “Banida” da Semana ESPECIAL: Draw Cards

Olá pessoal, depois de algum tempo forjando, hoje teremos um Carta “Banida” da Semana ESPECIAL de natal porque observando as sugestões de cards do pessoal, muita gente pediu cartas magicas de compra. Não tem como eu falar de draw cards sem amarrar as várias cartas que agilizam seu jogo como Graceful Charity, Mirage of Nightmare, Pot of Greed, e Sixth Sense (esta ultima será apenas comentada a motivo de curiosidade já que não tem muito interesse prático uma vez que nunca veio para o TCG), até porque essas cartas foram banidas pelo mesmo motivo e portanto serão alvo do nosso Carta “Banida” da Semana de hoje.

Existem varias filosofias de jogo que explicam ao porque essas cartas foram banidas, e pra saber com certeza o motivo eu teria de ser o próprio responsável pela inclusão destas na lista de banidas, porém, venho aqui humildemente escrever o meu ponto de vista sobre o assunto tornando o mesmo subjetivo e cheio de opiniões próprias, e não tentando manter a imparcialidade que até então eu presava (ou pelo menos tentava =P) . Alem disso, me perdoem se o post ficar muito extenso ou muito curto (sabe como é, normalmente fica muito extenso e depois a gente vai cortando tudo que é de inútil e não sobra nada kkkk). Fiquem a vontade para dar os seus próprios pontos de vista sobre o assunto e inclusive não tenham medo de falar mal, mas ao falar mal sempre lembrem-se que o post é meu, eu posto o que eu quiser e do jeito que eu quiser (Mwa hwa hwa <risada maléfica> =P). Mas então chega de papo de vamos aos cards:

Graceful Charity

GracefulCharityHL04-EN-UPR-UE.png

Tipo do card: SPELL CARD
Tipo: Normal
Encontrada em: Dark Beginning 2 (DB2-EN095 – R)
Starter Deck: Pegasus (SDP-040 – SR)
Hobby League Participation Cards: Series 4 (HL04-EN004 – UPR)
Dark Legends (DLG1-EN089 – SR)
Retro Pack (RP01-EN088 – R)

Texto: Compre 3 cartas do seu Deck e, depois disso, descarte 2 cartas da sua mão.

Mirage of Nightmare

MirageofNightmarePGD-EN-SR.jpg

Tipo do card: SPELL CARD
Tipo: Continuous
Encontrada em: Dark Beginning 2 (DB2-EN233 – C)
Pharaonic Guardian (PGD-036 – SR)

Texto: Durante a Standby Phase do seu oponente, compre cartas até você possuir 4 cartas na sua mão. Durante a sua Standby Phase, descarte aleatoriamente ao Cemitério uma quantidade de cartas igual ao número de cartas que você comprou com o efeito desta carta.

Pot of Greed

PotofGreedSD4-EN-C-1E.jpg

Tipo do card: SPELL CARD
Tipo: Normal
Encontrada em: Dark Beginning 1 (DB1-EN134 – SR)
Legend of Blue Eyes White Dragon (LOB-EN119 – R)
Starter Deck: Yugi Evolution (SYE-040 – C)
Structure Deck 1: Dragon’s Roar (SD1-EN015 – C)
Structure Deck 2: Zombie Madness (SD2-EN017 – C)
Structure Deck 3: Blaze of Destruction (SD3-EN019 – C)
Structure Deck 4: Fury from the Deep (SD4-EN018 – C)
Tournament Pack 3rd Season (TP3-014 – C)
Duelist Pack: Kaiba (DPKB-EN029 – UtR)
Magic Ruler (MRL-E129 – R)

Texto: Compre 2 cartas.

Sixth Sense

SixthSenseVB6-JP-UR.jpg

Tipo do card: TRAP CARD
Tipo: Normal
Encontrada em: Value Book Promotional Cards: Series 6 (VB6-003 – UR) -> APENAS NO OCG

Texto: Declare dois números entre 1 e 6. Seu oponente rola um dado de seis lados. Se o numero rolado é um dos dois números declarados, compre o numero de cartas. Se não, envie as cartas do todo do seu baralho para o cemitério igual ao número rolado.

*** Analise dos Cards: Hoje vamos abordar uma temática diferente para analisar os devidos cards, mas primeiro vou dar uma breve explicação sobre o valor de efeito das cartas (+1, -1, dentre outros). Vamos tomar como exemplo a carta Pot of Greed. ao utilizar esse card você “gasta” 1 card e “recebe” 2 cards, logo esta é considerada uma carta +1. Tomando outro exemplo a carta Allure of Darkness, que ao ser utilizada o jogador “gasta” 2 cards (1 removida e a outra a própria Allure of Darkness) e “recebe” 2 cards, tornando uma carta +0. E por fim temos como exemplo Dark World Dealings que ao utilizar você “gasta” 2 cards (um descartado e o outro é o proprio Dark World Dealings) e compra 1 card, portanto temos uma carta -1. A maneira como serão aproveitadas essas jogadas não é o foco aqui, e é sabido que existem cartas que dependendo de como são utilizadas podem se tornar +2,+3,+4 até como por exemplo Dark Hole, portanto fica claro que uma carta não é ruim porque é -1 ou ótima porque é +1, tudo varia do modo como é utilizada. Entendido isso podemos analisar que a grande maioria dos cards de compra banidos são +0, +1 ou acima disso. Isso ocorre no caso dos cards  de compra por uma filosofia de jogo da própria Konami (julgo eu), e até pra deixar os jogos mais lentos e equilibrados (isso é visto ao observarmos que as listas de banidas sempre tentam abolir o FTK, o Frog FTK é só um dos exemplos), o jogador não pode receber mais do que pagou pra ter, ou seja, cartas como Pot of Greed, Mirage of Nightmare, são cartas que devem ficar eternamente banidas,  e cartas +0 ficam normalmente entre limitadas a 1~2 cards por deck e banidas de acordo com o grau de drawback (drawback pra quem não sabe é o efeito negativo do card) do mesmo. Temos como exemplo Graceful Charity que é banido, já que é uma carta +0 porém seu drawback não é nada ruim, Allure of Darkness limitada a 1~2 unidades conforme a lista,e uma carta que escapou temporariamente é Pot of Duality que apesar de ter um drawback porreta (não poder special summon e utilizar apenas 1 por turno) ainda é um card de compra +0 portanto fica ae minha opinião sobre o que deve acontecer com o card. Mas enfim, vamos analisar os cards já citados fazendo sempre referencia ao valor de efeito do card, e depois dessa breve longa explicação voltamos a analise dos cards:

– Tipo NORMAL SPELL: Para Graceful Charity e Pot of Greed é justo de acordo com o seu efeito, que abriria apenas possibilidade para uma QUICK SPELL e por consequência uma série de jogadas perigosas como acontece com cartas conhecidas do ramo (exemplo Hand Destruction).
– Tipo CONTINUOUS SPELL:
Para Mirage of Nightmare esse tipo ja torna o card mais interessante ja que ao mesmo tempo que gera o drawback de só poder ter ativada no turno do jogador e ter seu efeito resolvido apenas no turno do oponente, da a vantagem de ser utilizada como magica contínua, ou seja, enquanto ela estiver em campo o efeito é aplicado todo o turno.

– Efeito: Começando pelo efeito de Pot of Greed, o mais simples de todos (pra quem não sabe essa carta possui o menor texto entre os cards de Yu-Gi-Oh Card Game), o que basta ser analisado aqui é apenas a simples possibilidade de trocar 1 card por 2, logo é um card +1, e como é visto com frequência no jogo, a compra de dois cards aumenta em muito as chances do jogador por fim a um duelo mais do que uma carta sozinha na mão (vemos isso com frequência nos animes que sempre que o personagem está perto de perder ele saca aquela Pot of Greed, e compra os dois cards necessários para terminar o jogo kkk). Agora vamos pra Graceful Charity, se formos analisar, é uma carta que teoricamente não merecia estar banida por ser +0, porém como já vimos acima o seu drawback é que mata, muito útil em praticamente qualquer deck hoje em dia que deseja agilizar seu jogo e ao mesmo tempo enviar os cards que interessam ao cemitério (não colocando aqui o deck de Dark World que é a maior pedida). Eu diria até que foi uma carta mal projetada, já que se a parte do efeito que descarta os cards fosse um custo de ativação (as vezes nem um custo de ativação, apenas resolvesse antes da compra) acredito que ela no máximo ficaria restrita a 1 unidade por deck. Uma versão corrigida (e desta vez é corrigida mesmo kkk) deste card é a já citada Hand Destruction, é uma carta -1 e mesmo assim muito utilizada pela agilidade que proporciona ao deck, perdeu em compra de cards e teve seu drawback corrigido e ainda ganhou um extra por ser quick spell. Temos agora uma das mais interessantes das 4 cartas: Mirage of Nightmare é um card que quando foi criado foi tentado ao máximo ser balanceado, proporcionando ao jogador um efeito de compra digamos até que absurdo e em contra partida um drawback que na teoria era pra ser matador. A primeira vista olhamos para o card e pensamos, de que adianta comprar até 4 cartas no turno do oponente e não poder usar na minha main phase, já que o descarte é feito na standby phase. Eu diria que sozinho esse card já gera um impacto dependendo a maneira como é utilizado e em conjunto com outros cards seu uso seria indispensável. Agora podemos observar algumas jogadas que podemos fazer envolvendo essas cartas já citadas:

-> Pot of Greed + Serial Spell: Caso você tenha apenas essas 2 cartas na mão, é só ativar Pot of Greed com Serial Spell na chain para comprar 4 cartas. Uma jogada +2 se maiores dificuldades…

-> Pot of Greed + Spirit of the Pot of Greed/Avatar of the Pot: Para cada uma dessas cartas em campo você pode levar um Pot of Greed de +1 para +2. Mas convenhamos que não é a melhor jogada do mundo…

-> Grafeful Charity + Monster Card qualquer que possa ser special summon+ Monster Reborn/Call of Haunted/Premature Burial/outras: Uma jogada padrão com Graceful Charity sempre foi descartar um combo monster, ou até mesmo um monstro forte qualquer que possa ser special summon, e após comprar os cards reviver o monstro descartado. Pode parecer simples, e nem aumenta o valor da jogada mas é muito útil.

-> Graceful Charity + Treeborn Frog/Plaguespreader Zombie/Mezuki/Sinister Serpent/Marie the Fallen One/outros: Outra maneira básica de não só rebater o drawback, mas também desenrolar suas jogadas de maneira mais fácil é mandando monstros que tem seus efeitos ativados no cemitério.

-> Graceful Charity + Light/Dark Monster + Dark Armed Dragon/Chaos Sorcerer/Black Luter Soldier – Envoy of the Beginning/Chaos Emperor Dragon – Envoy of the End: Descartando monstros dark/light pelo efeito de Graceful Charity você tem food para monstros que necessitam remover outros do cemitério para terem seus efeitos ativados.

-> Graceful Charity + Dark World Monsters: Como o descarte de Graceful Charity é um efeito e não um custo ela cai de cabeça em um deck Dark Word com drawback nulo pois além de ter o efeito benéfico do descarte, a compra vem antes, por consequência, você adquire novas opções antes de realizar os efeitos.

-> Mirage of Nightmare + Emergency Provisions: Jogada clássica de Jaden, ativando Mirage of Nightmare no seu turno e setando Emergency Provisions, quando for a standby phase do seu oponente você compra até ter 4 cartas na mão, e antes do seu oponente passar o turno (ou até mesmo durante o turno dele, caso seja necessário) você ativa Emergency Provisions e envia Mirage of Nightmare para o cemitério, ganhando 1000 life points. Portanto temos uma jogada que pode ser até +2 (depende da quantidade de cartas que você já tinha em mãos) sem maiores dificuldades. Também funciona com Mystical Space Typhoon e com Double Cyclone.

-> Mirage of Nightmare + Forced Requisition + Dark World Monsters: Com Mirage of Nightmare e Forced Requisition em campo para um Dark Word deck é uma ótima pedida, porque além do jogador ter o controle sobre os cards que serão descartados, em combinação com Forced Requisiton, gera um hand destrucion para o oponente. O resultado do combo é destruição da mão do oponente (isso me lembra o filme Jogos Mortais… xP), alta rotatividade de cards na mão do jogador e uma baita presença de campo com os Dark World Monsters.

Como desta vez estamos falando de 3 cards, não posso deixar de colocar a aplicação das 3 cartas em decks de torneio. A sacada é que essas 3 cartas nunca chegaram a jogar juntas devido as datas de lançamento e épocas em que foram banidas, então vou apresentar 2 decks, o primeiro é do campeão do Kings Games Regional (2007) Tony Mera com seu Dark World:

Main Deck

1 Breaker the Magical Warrior
2 Broww, Huntsman of Dark World
2 Brron, Mad King of Dark World
1 D. D. Warrior Lady
2 Dekoichi the Battlechanted Locomotive
3 Goldd, Wu-Lord of Dark World
1 Magician of Faith
1 Morphing Jar
1 Night Assailant
1 Sangan
3 Sillva, Warlord of Dark World
1 Spirit Reaper
1 Treeborn Frog

1 Card Destruction
1 Confiscation
3 Dark World Lightning
1 Graceful Charity
1 Heavy Storm
1 Mystical Space Typhoon
1 Nobleman of Crossout
1 Pot of Avarice
2 Smashing Ground

2 Deck Devastation Virus
1 Dust Tornado
1 Mirror Force
1 Ring of Destruction
2 Sakuretsu Armor
1 Torrential Tribute

E o segundo deck é do campeão do Shonnen Jump Columbus (2005) Pat Smith com seu Chaos Hybrid:

Main Deck

1 Black Luster Soldier – Envoy of the Beginning
2 Blade Knight
1 Breaker the Magical Warrior
3 D. D. Assailant
3 D. D. Warrior Lady
1 Fiber Jar
2 Kycoo the Ghost Destroyer
1 Magical Scientist
1 Sinister Serpent
1 Tribe-Infecting Virus

1 Emergency Provisions
3 Enemy Controller
1 Heavy Storm
1 Mirage of Nightmare
1 Mystical Space Typhoon
1 Painful Choice
1 Pot of Greed
1 Premature Burial
2 Reinforcement of the Army
3 Scapegoat
2 Smashing Ground
1 Snatch Steal

1 Call Of The Haunted
1 Ring of Destruction
3 Sakuretsu Armor
1 Torrential Tribute

Extra Deck

1 Ceasefire
1 Confiscation
3 Dust Tornado
2 Giant Trunade
2 Hallowed Life Barrier
1 Jinzo
1 Kinetic Soldier
2 Nobleman of Crossout
1 Pikeru’s Circle of Enchantment
1 The Forceful Sentry

*** E hoje: Como muitos dos cards que vimos aqui, esses 3 não fogem nada do que já foi dito antes. Eram cards fortes para as suas épocas e hoje seriam igualmente fortes se não mais, tanto que alguns combos citados nem foram usados em suas épocas pois quando o combo saiu a carta já havia sido banida, podendo ser testado apenas em modo Traditional.

*** Curiosidades:

– O Anjo de Graceful Charity aparece em uma outra carta chamada Enervating Mist, que ironicamente tem seu efeito relacionado com a quantidade de cards na mão.Pela arte eu diria que alguem soltou uma buffa das grande pro anjo cheirar…

https://i1.wp.com/images.wikia.com/yugioh/images/e/ed/EnervatingMistDR3-EN-R-UE.png

– No anime apenas, existe um irmão maligno de Graceful Charity chamado Disgraceful Charity (original não??), e se trata de um capeta que lembra muito os traços de Dragonball…

https://i0.wp.com/images.wikia.com/yugioh/images/0/0c/DisgracefulCharity-JP-Anime-DM.png

Graceful Charity, Pot of Greed juntamente com Delinquent Duo faziam parte de um Card Combo chamado The Trinity que consistia em dar uma massiva vantagem de mão para o jogador. Todas foram banidas em 2005.

GracefulCharityHL04-EN-UPR-UE.pngPotofGreedSD4-EN-C-1E.jpgDelinquentDuoDB1-EN-SR.jpg

 

*** Conclusão: Os 3 cards apresentados, são fortes no sentido de agilizar o jogo e dar uma vantagem numérica de cartas em relação ao oponente, e por não seguirem uma filosofia básica de jogo da Konami (que foi implantada no decorrer dos anos de Yugioh CG) acredito que estarão nessa lista para sempre. Porém posso ressaltar principalmente Pot of Greed e quem sabe Graceful Charity que são cards que mesmo não seguindo a politica de jogo, já foram staples (pra quem não sabe staple é uma carta que vai em praticamente qualquer deck por ser uma carta forte sem o auxilio de nenhuma outra, conhecido como carta base, podemos dar o exemplo de Mystical Space Typhoon, Mirror Force ou Dark Hole), ou seja, caso haja alguma compensação maluca por parte da lista, essas cartas tem a plena possibilidade de voltar como aconteceu com Dark Hole para compensar Heavy Storm, ou Call of Haunted para compensar Premature Burial e algumas listas atras. Hoje não consigo ver nenhuma carta no TCG que possa ser banida para compensação com as já citadas, mas não temos como prever o que vai sair porai…

** E não deixem de acessar o blog pois em alguma semana que vem teremos mais  Carta “Banida” da Semana (quem sabe não vem o mais novo synchro membro da lista porai…)!

-> Gostou? Achou fraco? Ahh lembrou de uma jogada que eu não postei? Para essas e outras mais comentem sem parar! E não esqueçam de mandar sugestões sobre qual carta você gostaria de ver em Carta “Banida da Semana!

-> Só um ultimo comentário: essa matéria ficou algum tempo parada e algum tempo sendo modificada devido ao trabalho que me deu juntamente com a falta de tempo, então caso algum comentario esteja desatualizado e foi passado em branco na revisão por favor me corrijam.

Postado por: ZeCA

  1. Eduardo Pedrosa
    fevereiro 19, 2011 às 12:51 pm

    O Unico lado disso (se é que existe) é o fato de a konami tentar equilibrar o jogo, porem seria muito foda poder utilizar essas cartas em Campeonatos, se bem que como mencionado antes existe a possibilidade de se realmente fazer jogadas com outras cartas não banidas como por exemplo “DNA Chekup” (que eu particulamente uso muito). Valeu pela Reportagem…

  2. fevereiro 19, 2011 às 1:02 pm

    o esse pot tava num dos meus decks favoritos !!!

  3. nilson
    fevereiro 19, 2011 às 1:49 pm

    essas cartas realmente devem ser banidas, pois fica muito chato um jogo com tantas cartas fodas que todos utilizarião somente elas T.T

  4. fk
    fevereiro 19, 2011 às 1:53 pm

    creio que nunca voltarão. qualquer uma delas que fosse liberada a 1, ja faria a diferença em muitos decks.

  5. _MoNo_
    fevereiro 19, 2011 às 2:07 pm

    Realmente essas cartas são fdps. Há um tempo atrás eu diria que elas NUNCA sairiam do Limbo, mas depois de DARK HOLE e Goyo banido dá pra esperar qualquer coisa da KONAMI.
    Pot of Greed deveria voltar, seria vantagem para todo mundo e ia ser massa fazer akela jogada estilo Yugi

    ” Preciso confiar no coração das cartas! DRAW! Pot of Greed! Uhuuul \o “

  6. fevereiro 19, 2011 às 2:23 pm

    SENSACIONAL zecão! como sempre!
    hehe

    nessas tuas contas de + e – meu deck deu √(235/215)³.
    mais é pq eu nunca fui muito bom em contas. kkkkkk

    pow pot voltando só não ia ser mais legal que CCV, fora isso é uma muito encarnada pra voltar.

  7. bahia
    fevereiro 19, 2011 às 2:29 pm

    caramba um post da carta banida da semana pensei que nem existia mais essa seção aqui

    • zEca
      fevereiro 20, 2011 às 6:56 pm

      agonizando sim, morto nunca uehuehue

  8. fk
    fevereiro 19, 2011 às 2:33 pm

    os decks ja estão rapidos, imagina + 1 pot. os samurais tão usando upstart pra agilizar, e olha que dá só 1 de draw… imagina 2 do pot. O.o

  9. tyago
    fevereiro 19, 2011 às 2:52 pm

    muito bom ,foi bem escrito ,elaborado;um texto bem pensado.sempre usei essa conta de +1 e -1 na minha cabeça ,achei que ninguem me entenderia se eu tentase explicar.
    como você dice que poderiamos dar sugestoes vou mandar a minha :
    tente não colocar muito texto junto;é que o leitor teria uma visão melhor do posicionamento dos textos;tipo, poderia ter colocado as cartas uma a uma e ja ir explicando,seria mais facil de se localizar.leva na boa.

    • zEca
      fevereiro 20, 2011 às 6:51 pm

      pode cre brow
      sempre fico nessa de não colocar muito texto junto c não perde o interesse, aii a gente tenta tenta e muitas vezes não tem como, mas valeu a sugestão..

  10. Thud!
    fevereiro 19, 2011 às 5:46 pm

    O texto Pra mim assim tá bom D+, tbm usava essas contas de +1 -1, por isso nunca usei light vortex hauhuaha

  11. immortal
    fevereiro 19, 2011 às 10:53 pm

    WOW !! Show de bola !!!!!

    Façam plzzz um artigo sobre o cyber jar, desde 2005 eu sonho com ela de volta .-.

    estou no aguardo desse presente de niver meu :d

    abraços

    • zEca
      fevereiro 20, 2011 às 6:54 pm

      valew cara
      tenho algumas outras cartas na fila, mas penso em fazer sobre essa também..
      só não vou fazer agora porque estou priorizando as cartas que não são muito auto explicativas..
      mas valew a sugestão

  12. fevereiro 20, 2011 às 8:55 am

    Materia bem elaborada

  13. João Luiz
    fevereiro 21, 2011 às 1:36 am

    gostei bastante da matéria, Cyber Jar +1😛

  14. Halisson Stalker
    fevereiro 21, 2011 às 11:41 am

    realmente ficou muito extenso, minha vista começou a embaralhar:/
    mas ta legal, nunca cheguei a usar essas cartas oficialmente, só nos meus decks de anime😄 espero q nao mexam no duality por enquanto!

  15. abril 18, 2011 às 8:40 pm

    Eu não tenho o pot of greed
    mas por que a baniram?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: