Início > Carta Banida da Semana > Carta “Banida” da Semana: Last Turn

Carta “Banida” da Semana: Last Turn

Olá pessoal, primeiramente peço desculpas pelo atraso de uma semana que ocorreu por problemas técnicos (sempre que alguém não quer se justificar de um erro só fala que foi “problema técnico” já viram??). Mas hoje é sabado, e no sabado temos nada mais, nada menos que Carta “Banida” da Semana!

Hoje pela primeira vez (só notei isso depois que comecei a escrever o review) vamos falar de um card que não é monster card e está aqui graças a sugestão do nosso amigo immortal (obrigado immortal). A principio achei aquelas cartas que se banem sozinhas, se é que vocês me entendem, uma carta tão foda legal que nasceu pra ser usada apenas 6 meses. Mas olhando com mais calma eu vi que é uma carta que se bane sozinha e que nasceu pra ser usada apenas 6 meses (kkkk) mas ainda sim, não deixa de ser uma carta extremamente interessante (tanto que só foi semi-limitada em set 2003 e finalmente banida em abr 2006) com uma série de jogadas que quando você olha pela primeira vez você diz “meuuuu!!!!”, e é isso, hoje vamos falar de:

Last Turn

Tipo do card: TRAP CARD
Tipo: Normal
Encontrada em: Dark Beginning 2 (DB2-EN206 – R)
Tournament Pack 6 (TP6-EN015 – C)
Legacy of Darkness (LOD-EN099 – UR)

Texto: Ative somente durante o turno do seu oponente e quando você possui 1000 ou menos LPs. Selecione 1 monstro que você controla, e envie todas as outras cartas do campo e da mão de ambos os jogadores ao Cemitério. Depois disso, seu oponente deve Special Summon 1 monstro virado para cima na Posição de Ataque do Deck dele e atacar o seu monstro (Qualquer Dano de Batalha desta batalha é reduzido a 0). O controlador do monstro que permanecer sozinho no campo na End Phase deste turno vence o Duelo. Qualquer outro caso será considerado empate.

*** Analise do Card: Até me espanta o tempo que esta carta ficou em jogo, só de olhar pra ela eu já consigo imaginar uma infinidade de combos que podem ser feitos e quando tudo der errado, o jogo empata (kkkkk). Mas enfim, brincadeiras a parte, é facil olhar pra carta hoje e ver quantos combos são possíveis com ela já que temos várias cartas lançadas posteriormente a este card, então colocar essa carta (assim como o Destiny Hero – Disk Commander da semana passada) na lista de cartas que foram banidas devido a lançamentos de cards posteriores, mais ou menos aquela situação do japonês que pega aquela carta que ninguém lembra mais e junta com uma que acabou de sair pra fazer aquele combo estúpido (RESCUE CAT… falei ou pensei isso?!?!), então vamos ou card:
– Tipo NORMAL TRAP: Nada mais justo para esse card, já que se fosse diferente disso (counter trap por exemplo) nenhuma chain seria possível exceto com cards da mesma velocidade. Mas enfim, dado as características do card não se espera que seja diferente disso.
– Efeito: Aqui vamos por partes (ia usar aquela velha piada do Jack estripador, mas deixa pra lá…) primeiramente o drawback “Ative somente durante o turno do seu oponente e quando você possui 1000 ou menos LPs”, esse é um contra-efeito bem chato já que essa é uma carta pra ser ativada somente no fim de jogo e quando você estiver levando uma surra (teoricamente), esse card comprado na primeira mão, ou bem no inicio do jogo é uma dead draw e não vai servir pra nada, ainda com o risco de você perder sem ficar com 1000 LPs ou menos. É claro que existem alguns artifícios (óbvios ou não) pra se conseguir chegar em 1000 Life Points de uma maneira mais rápida do que simplesmente levar na cara como veremos nos combos mais adiante. Agora vamos pro efeito propriamente dito “Selecione 1 monstro que você controla, e envie todas as outras cartas do campo e da mão de ambos os jogadores ao Cemitério. Depois disso, seu oponente deve Special Summon 1 monstro virado para cima na Posição de Ataque do Deck dele e atacar o seu monstro (Qualquer Dano de Batalha desta batalha é reduzido a 0)”, o tipico duelo de filmes western, ou o famoso “cai de mano”. Neste momento de angústia, com o seu oponente dominando o jogo, você invoca o seu monstro mais poderoso e diz: “cai de mano”, ativa Last Turn, seu oponente aceita o convite e traz seu monstro mais forte e termina com os dois se digladiando (é digladiando mesmo, procurei no google) até a morte sem que nenhum dos jogadores leve dano dessa batalha. E por fim “O controlador do monstro que permanecer sozinho no campo na End Phase deste turno vence o Duelo. Qualquer outro caso será considerado empate”, aonde nos diz o mais óbvio, que caso seu pokémon seja vencedor da briga leva o duelo, e o menos óbvio que caso seu pokémon perca a batalha o duelo EMPATA. É praticamente uma rinha de galo kkkk… Então isso nos leva é uma série de combos prováveis e improvaveis dos quais alguns eu vou citar aqui:

-> A Cat of Ill Omen + Wall of Revealing Light + Jowgen the Spiritualist + Last Turn: Basta invocar A Cat of Ill Omen virado para baixo e colocar Wall of Revealing Light tamém virado para baixo e passar. Quando seu oponente atacar deixe o A Cat of Ill Omen ativar seu efeito flip colocando Last Turn no top deck e antes do seu oponente passar o turno ative Wall of Revealing Light deixando seus pontos de vida em 1000. No seu turno novamente basta colocar Last Turn virada para baixo e invocar Jowgen the Spiritualist e passar o turno. No turno do seu oponente ative Last Turn, e como o Jowgen the Spiritualist não permite special summon, seu oponente não poderá trazer nenhum monstro e por consequencia você vence o duelo. Lembrando que a jogada Cat of Ill Omen + Wall of Revealing Light é valida pra quaisquer das situações que virão mais adiante.

-> Suijin/Kazejin/Sanga of the Thunder + Last Turn: Pouca gente lembra do efeito dos monstros preferidos dos irmãos Para e Dox, e com o efeito de uma vez zerar o ataque de um monstro que batalhe com eles, então, com um desses caras na mesa é só ativar Last Turn que o ultimo monstro em campo vai ser ele.

-> Monstro com mais de 3800 de ATK (Cyber-Stein+Blue-Eyes Ultimate Dragon) + Last Turn: O monstro que tem maior ataque conhecido (monstro de deck que pode ser special summon) é o Beast Machine King Barbaros Ür com 3800 de ATK, portanto, qualquer monstro que tenha mais ataque que esse, sem o auxilio de cartas magic ou traps logicamente, vencerá o duelo, o exemplo mais prático que eu coloque me baseando na época é o Cyber-Stein+Blue-Eyes Ultimate Dragon que além de te sugar 5000 pontos de vida (auxiliando a chegar na condição de ativação do card) ainda tráz o mega dragão de 4500 de ATK.

-> Waboku + Wall of Illusion/Kelbek + Last Turn: Outro método de vitória é ativar Waboku na corrente com Last Turn tendo Wall of Illusion/Kelbek/Mist Valley Soldier em campo. Após a batalha o seu monstro não vai ser destruido e vai mandar o monstro do oponente pra mão deixando seu monstro em campo e fazendo com que você ganhe o duelo.

-> Interplanetary Invader “A” + Last Turn: Mais um método de se ganhar com esse card é utilizando o Interplanetary Invader “A” (alguém fora o Dan lembrava que essa carta existia?), ja que seu efeito permite tomar controle do monstro do oponente que ataque este card no fim da battle phase, portanto, mesmo com o seu monstro destruido no fim do jogo você terá um monstro em campo e seu oponente não.

-> Draw combos: Além dos combos que fazem o jogador sair vitorioso do duelo ainda existem uma infinidade de cards que podem fazer com que o jogador, caso a coisa fique preta, consiga empatar o jogo sem maiores dificuldades. Dentre várias cartas algumas delas são: Newdoria, Yomi Ship, D.D. Warrior Lady, D.D. Assailant, D.D. Warrior, Fortress Warrior (e outros que não podem ser destruidos uma vez em batalha), Kaiser Glider, Marshmallon, Twin-Headed Behemoth, Neo-Spacian Grand Mole, Elemental Hero Wildheart (caso você tenha esse e mais um monstro em campo, você seleciona o outro monstro pelo efeito de Last Turn e quando Last Turn envia todos os monstros do campo pro cemitério Elemental Hero Wildheart não é afetado, portanto, mesmo que o seu monstro escolhido seja destruido pelo monstro do oponente no fim da batalha você ainda terá o Elemental Hero Wildheart em campo, empatando assim a partida), entre uma infinidade de monstros mais…

Normalmente eu costumo colocar decks de campeonatos aqui pra exemplificar os cards, porém, ao procurar eu notei que a grande maioria dos decks de torneio utilizava Last Turn como side deck (vou explicar melhor na conclusão). Porém eu encontrei um deck com uma temática bem interessante de FTK com o Jowgen como eu já mostrei. O deck utiliza o Morphing Jar como um Empty Jar Deck pra mandar uma grande quantidade de cards pro grave e agilizar a compra do combo Jowgen + Last Turn, então fiquem com o deck:

Main Deck

1 Cyber Jar
3 Jowgen the Spiritualist
1 Morphing Jar
1 Sangan
3 Thunder Dragon

3 Book of Moon
3 Book of Taiyou
1 Card Destruction
2 Dragged Down into the Grave
3 Giant Trunade
1 Graceful Charity
1 Heavy Storm
3 Inspection
1 Monster Reincarnation
1 Pot of Greed
1 Premature Burial
3 Reload
3 The Shallow Grave
2 Upstart Goblin

2 Last Turn
1 Wall of Revealing Light

*** E hoje: Fica evidente que com o lançamento de novas cartas, vários combos óbvios para Last Turn vieram juntos. Yubel, Fossil Dyna Pachycephalo, Vanity’s Fiend, Djinn Releaser of Rituals, são só alguns exemplos de cards que entrariam de cabeça com Last Turn, e é por esse motivo que essa carta deve ficar aonde está pra sempre.

*** Curiosidades:

– Este card foi usado pelo nosso amigo Seto Kaiba no duelo contra Noah Kaiba. Infelizmente ele perde o duelo pois ele aposta no seu monstro mais poderoso Blue-Eyes White Dragon com 3000 de ATK e o Noah chama seu Shinato com 3300… Ninguém mandou não usar o Jowgen xP

– Ele também aparece no primeiro encerramento do anime Yu-Gi-Oh GX (japonês). Antes que me perguntem, não, não fui eu que vi isso…

– Os dois monstros batalhando que são mostrados na arte da carta são Hino-Kagu-Tsuchi e Yamata Dragon, o que é um fato interessante já que nenhum dos dois monstros pode ser special summon, portanto nunca poderão ser invocados pela carta e este duelo nunca acontecerá em um jogo real… Duhh

– Apesar da gafe do special summon, a arte dessa carta tem sua inspiração em Hércules, que em uma das suas tarefas luta com uma hidra que pra cada cabeça cortada crescem duas no lugar… o.O

– Este é o primeiro de dois cards existentes que forçam um EMPATE do jogo, o outro é Self-Destruct Button.

*** Conclusão: Last Turn é uma excelente carta, eu diria excelente até demais, porém como eu já havia dito, muitos decks utilizavam essa carta como side deck, pelo motivo que a menos que o combo fosse muito bem estruturado, era fácil gerar um empate (até porque o seu oponente escolhe o monstro depois que o seu já está na mesa). Assim as partidas não saiam disso, e era mais fácil quando o oponente era pego de surpresa após um primeiro duelo (além do que o deck do oponente já era conhecido a essa altura). Mas isso não tirava a força do FTK Jowgen, e como eu já disse, com a mais absoluta certeza, adeus Last Turn, nos vemos em outra vida ^^

** E não deixem de acessar o blog pois em alguma semana que vem teremos mais  Carta “Banida” da Semana!

-> Gostou? Achou fraco? Ahh lembrou de uma jogada que eu não postei? Para essas e outras mais comentem sem parar! E não esqueçam de mandar sugestões sobre qual carta você gostaria de ver em Carta “Banida da Semana!

-> Só um ultimo comentário: ainda essa semana o Carta “Banida” da Semana faltante será lançado, excepcionalmente fora do sábado como é de costume, então fiquem ligados!

Postado por: ZeCA

  1. hyuuk
    setembro 25, 2010 às 4:44 pm

    mto bom como sempre!

  2. jean marcos
    setembro 25, 2010 às 5:22 pm

    amigo seu artigo ficou otimo parabens… e muito bom…. abrs

  3. Kael
    setembro 25, 2010 às 5:25 pm

    Muito bom, parabéns😀

    Sugestões: Magician of Faith ou Victory Dragon

  4. gabriel
    setembro 25, 2010 às 6:56 pm

    Confiscation: não acho que ela deveria ser banida se ainda foc continua entaum gostaria de 1 review dela porq ela é banida

  5. gabriel
    setembro 25, 2010 às 6:58 pm

    Imperial Order: otra carta que me decha com uma pulga a tras da orelha se a royal ja nem é mais limitada porq a imperial order é proibida Oo

  6. gabriel
    setembro 25, 2010 às 7:01 pm

    Ring of Destruction: essa sim deveria se apelona mas gostaria de ve alguns combos interssantes com ela e n só o ” feijao com arros ” ativa ela /burn/ win rsrs ( a n ser que seje por isso q ela é ban KKKKK )

  7. gabriel
    setembro 25, 2010 às 7:02 pm

    The Forceful Sentry: otra bem parecida com a Confiscation

  8. gabriel
    setembro 25, 2010 às 7:03 pm

    Tsukuyomi: essa é bem interssante gostaria de ver jogadas legais com ela =D e porq ela foi banida

  9. Anzini
    setembro 25, 2010 às 8:46 pm

    massa, nem lembrava que essa carta ja existiu, quando vi o nome fiquei pensando que carta q era. hhehehe.

    Ótima matéria zecaaaaa, vlw pelos vayus. mais levei na cara pros dois finalistas e nao peguei top.
    hahahaahha

  10. renatoww
    setembro 25, 2010 às 9:09 pm

    cara mnt do mal esse review, PARABENS, gostaria de ver um review sobre o makyura the destructor, essa é minha opinião

    continuem com essa categoria pq pra mim é a melhor secção do blog de vcs, flw !

  11. Law
    setembro 25, 2010 às 9:27 pm

    Muito bom ZeCa!

    carta muito fodástica,que provavelmente nunca mais vai sair da lista

    Vlw

  12. Kid
    setembro 26, 2010 às 12:15 am

    bem massa esse artigo, sempre com imagens boas e curiosidades
    continua assimxD

  13. diego
    setembro 26, 2010 às 2:08 am

    olha, yata-garasu eh uma boa afinal.. q corvo do capeta heheheh

    ou graceful charity!

  14. Duelist Hunter
    setembro 26, 2010 às 5:44 am

    Seria bacana um artigo sobre Forceful Sentry ou Deliquent Duo, ambas cartas muito roubadas.

  15. setembro 26, 2010 às 11:35 am

    Boa Maninho, ótima materia! Vo fala pra mãe o q vc fica fazendo nas noites de trampo no hotel.. HAUehAUEhu!!!

  16. Anzini
    setembro 26, 2010 às 3:10 pm

    HAHAHAHA se fudeu hein zeca, teu brodilei vai te caguetar!
    hahahaha

  17. Char
    março 23, 2011 às 2:18 pm

    no lugar do jowgen pode usar “Archlord Kristya” que tem o mesmo efeito para Sp.Summons.
    fica mais legal usando em conjunto com “Valhalla, Hall of the Fallen” se vc estiver sem monstro no campo vai permitir o Sp.Summon o “Archlord Kristya”

    “Ally of Justice Catastor” apela com ela tb. vendo que somente monstros Dark pode destruir ele, perfeito contra decks baseados em algum atributo.

    é interessante usar “Darklord Asmodeus” contra o “Last Turn” que evoca 2 tokens no campo quando ele é destruido um que não é destruído por batalha e outro que não é destruído por efeitos, e ainda terá um monstro para Sp.Summon, ficando com 3 monstros no campo. perfeito pra usar contra aqueles que usam esta carta em combos que fiquem 2 monstros no campo o “E-Hero Wildheart” por exemplo.

  18. maio 22, 2011 às 6:02 pm

    eu tenho muitas cars banidas e esa e locura de mais ta usa no SP.summons

  19. maio 22, 2011 às 6:04 pm

    a cara da para da bani todas as cartas boas

  20. Léo
    maio 28, 2011 às 10:50 pm

    Em certo momento ,escrevendo sobre Last Turn, vc postou: “e este duelo nunca acontecerá em um jogo real… Duhh”, referindo-se a Hino e Yamata Dragon… engana-se meu caro… pra isso existe Izanagi D:

  21. julho 17, 2011 às 11:02 pm

    Gostei😀 Nunca liguei muito para detalhes técnicos, jogo mais 4 Fun, e essa seção me deu umas ideias de porque cartas X ou Y que eu considerava inofensivas tão banidas xD

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: