Início > Carta Banida da Semana > Carta “Banida” da Semana: Yata-Garasu

Carta “Banida” da Semana: Yata-Garasu

Bem pessoal, estamos novamente com Carta “Banida” da Semana!

E como prometido na semana passada, essa semana teremos como COVER CARD uma carta que durou até Setembro de 2004,e causou muita dor de cabeça pros duelistas da sua época. Então vamos hoje com:


Yata-Garasu


Tipo do card: MONSTER CARD
Atributo: WIND
Tipo: Fiend/Spirit
Level: 2
ATK/DEF: 200/100
Tipo de efeito do Card: Summon/Trigger
Encontrada em: Dark Beginning 2 (DB2-EN177 – C)
Legacy of Darkness (LOD-EN000 – ScR)
Texto: Esta carta não pode ser invocada especialmente. Esta carta retorna para a mão do seu dono durante a END PHASE do turno que foi invocada normalmente ou virada para cima. Quando essa carta causa dano de batalha nos pontos de vida do seu oponente, seu oponente pula sua próxima DRAW PHASE.


*** Analise do Card: A primeira vista esse card pode não parecer lá essas coisas e até um pouco chato de usar devido a sua fragilidade, porém esse card é a verdadeira definição de LOCKDOWN no Yu-gi-oh TCG. Vamos as características do card:


– Atributo WIND: Pouco interessante pra época e ainda pro metagame atual. Atributo WIND até então (sem a chegada prevista de Dark Simmorg) para o TCG não passa de um empecilho, e na época não era diferente.


– Tipo Fiend: Outra característica do card que não empolga na verdade é até estranho, pois uma ave no mínimo deveria ser Winged-Beast. Fiend é um tipo de criatura com poucos suportes que realmente chamam atenção.


Level e ATK/DEF: O ATK/DEF não é mais do que o esperado para um card de nível 2, o que deixa o Yata um pouco mais interessante já que pode ser buscado com Sangan/Witch of Black Forest ou Last Will. Essas possibilidades buscas são responsáveis pelo combo Yata-Lock que vai ser mostrado mais adiante.


– Efeito: A primeira parte do seu efeito não é nada diferente do que estamos acostumados a ver nos monstros Spirit. Porém  efeito de monstro Spirit não poderia deixar de vir acompanhado de algum efeito extremamente útil que pode dar um bocado de trabalho para os oponentes. No Yu-gi-oh TCG os duelos se resumem a quem consegue colocar em campo a estratégia do seu deck primeiro. O jogador que faz isso normalmente é o vencedor do duelo, resumindo, o DRAW POWER é um dos grandes fatores (juntamente com a sorte e a estratégia de baralho) que definem um duelo. Igualmente a NÃO-COMPRA é um dos fatores que diminui drasticamente a velocidade do jogador impossibilitando que ele termine a sua estratégia e dando turnos de vantagem pro oponente completar a sua. É por esse motivo que as principais cartas de compras do Yu-gi-oh TCG são banidas, juntamente com as principais cartas de não-compra. Perdemos Pot of Greed, que nos dava compra de cartas sem restrições ou custos, para ficar com Allure of Darkness, que nos da compra de cartas porém com restrições e custos elevados. O mesmo vale para Yata-Garasu/Time Seal, cartas de restrição de DRAW, que nos foram tiradas para ficar com Phoenix Wing Wind Blast ou Drop off que não tira o poder de compra, mas faz comprar uma carta que o jogador já tinha ou manda a carta diretamente para o cemitério, o que é menos pior do que deixar de comprar.
Agora com o seu efeito de não-compra podendo ser usado várias vezes no duelo, o Yata combinado com outros cards gera o famoso LOCK. Vejamos algumas jogadas:


-> Yata-Garasu + Chaos Emperor Dragon – Envoy of the End/Sky Scourge Norleras + Sangan/Witch of the Black Forest: Com Sangan/Witch of the Black Forest em campo e condições necessárias para invocar o Chaos Emperor Dragon – Envoy of the End/Sky Scourge Norleras, invoca-se especialmente o Chaos Emperor Dragon – Envoy of the End/Sky Scourge Norleras e se ativa o seu efeito. Ativa-se então o efeito de Sangan/Witch of the Black Forest trazendo Yata-Garasu para a mão. Agora basta invocar o Yata-Garasu e atacar até o fim. Como o seu oponente não possui cartas na mão (devido ao efeito do Chaos Emperor Dragon – Envoy of the End/Sky Scourge Norleras) pulando sua DRAW PHASE faz com que o seu oponente não compre nenhuma carta e fique levando ataques de 200 até o fim sem poder fazer nada. LOCK


-> Painful Choice + Monster Reincarnation + Monster Reborn: Com Painful Choice escolha Chaos Emperor Dragon – Envoy of the End, Sangan/Witch of the Black Forest, 1 monstro DARK, 2 monstros LIGHT. Caso seu oponente escolha o qualquer carta que não seja o Chaos Emperor Dragon – Envoy of the End para vir a sua mão, ative o Monster Reincarnation e mande a carta que o oponente escolheu para o cemitério pegando o Chaos Emperor Dragon – Envoy of the End para a mão, logo depois ative Monster Reborn e invoque especialmente o Sangan/Witch of the Black Forest para o campo e depois invoque da mão Chaos Emperor Dragon – Envoy of the End ativando seu efeito no campo. Ativa-se então o efeito de Sangan/Witch of the Black Forest trazendo Yata-Garasu para a mão. Agora basta invocar o Yata-Garasu e atacar até o fim. LOCK


-> Outro LOCK poderia ser feito com Ocean Dragon Lord – Neo-Daedalus e Umi/A Legendary Ocean no lugar de Chaos Emperor Dragon – Envoy of the End e Last Will no lugar de Sangan/Witch of the Black Forest. A combinação de Guardian Sphinx com Yata-Garasu também pode funcionar.


Um exemplo de Yata-Lockdown Deck seria:


Main Deck


1 Blowback Dragon
1 Breaker the Magical Warrior
1 Chaos Emperor Dragon – Envoy of the End
2 Cyber Dragon
1 D. D. Warrior Lady
2 Dekoichi the Battlechanted Locomotive
1 Jinzo
2 Magical Merchant
1 Magician of Faith
1 Mask of Darkness
1 Sangan
2 Skelengel
1 Spirit Reaper
1 Tsukuyomi
1 Witch of the Black Forest
1 Yata-Garasu
2 Zaborg the Thunder Monarch


1 Book of Moon
1 Change of Heart
1 Confiscation
1 Delinquent Duo
1 Graceful Charity
1 Harpie’s Feather Duster
1 Last Will
1 Monster Reborn
1 Painful Choice
1 Pot of Greed
1 Premature Burial
1 Raigeki
1 The Forceful Sentry


1 Call of the Haunted
1 Imperial Order
1 Mirror Force
2 Return from the Different Dimension
1 Ring of Destruction
1 Time Seal
1 Torrential Tribute


*** Curiosidades:


– Este card tem uma curta aparição no anime Yu-gi-oh no Ep 117 usado por Noah Kaiba.


yataanime


– Na mitologia japonesa, Yatagarasu é a ave do sol, mensageira da deusa Amaterasu. A ave possui 3 pernas, que significam Céu, Terra, e os Homens. Existem criaturas semelhantes nos murais egípcios (blog Hora do Duelo também é cultura);


Yataxyatareal

– Em sua carta Yata-Garasu está em cima do Orb of Yasaka.


– Aparece tamém nos cards Windstorm of Etaqua e Legacy of Yata-Garasu (que ironicamente tem o efeito de comprar cards).




*** Conclusão: Juntamente com Tsukuyomi são os unicos monstros Spirit na lista de banidas. Yata é uma carta que iria em praticamente qualquer deck pelo seu efeito, que sozinho já encomoda, e combinado com certas cartas é mortal. Não acredito que algum dia essa carta volte já que a Konami não gosta de efeitos que pulam a Draw Phase (tanto que os efeitos desse tipo já estão praticamente extintos), mas é mais uma das muitas cartas que ficarão pra sempre na nossa memória já que a definição de LOCKDOWN é Yata-Garasu.

pegasusyata

** E não deixem de acessar o blog pois na semana que vem em Carta “Banida” da Semana teremos o review de: Cyber-Stein

-> Mandem sugestões e idéias sobre cards que vocês gostariam de ver em Carta “Banida” da Semana que com certeza estaremos avaliando e postando reviews sobre as melhores sugestões!

Postado por: ZeCA

  1. LOKKI
    julho 15, 2009 às 8:29 am

    Legal legal😀
    Muito boa essas matérias das Ban Cards Zeca
    Continua assim manow \o/

    Abraço

  2. Kid
    julho 15, 2009 às 2:06 pm

    olha o lokki puxando o saco dos cara de jville

  3. Otaner
    julho 15, 2009 às 3:54 pm

    Pow hoje ele entraria brincando num deck de debris princess…

    Com o poder de invocar Black Rose quase todo turno, dependendo do que o oponente tivesse na mão, já era!!!

    Ou ainda se seu oponente não tivesse nada na mão!😀

    Dai já era literalmente!😀

  4. Swordfish
    julho 18, 2010 às 11:29 am

    Esse eh meu guri HAeuHAUEhUAHEUhAA

  5. betarenato
    fevereiro 9, 2011 às 12:43 pm

    Mas tem como montar esse deck no yugioh gx beginning of destiny?
    É q lá só pode haver 1 carta proibida (pelo menos no meu jogo)e nesse deck vi no mínimo 2 (o Yata garasu e o Dragão lá)(eskeci o nome XD), não tendo como formar esse deck.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: